Clique e leia sobre as minhas áreas de atuação
Por meio da minha interação com pacientes desde o início da minha formação tive a certeza do meu foco profissional: cuidar das pessoas através da melhora da comunicação.
Assim, realizo avaliações e acompanhamentos terapêuticos para crianças a partir de quatro anos, adolescentes, jovens e adultos que tenham dificuldades na fala, na comunicação e na aprendizagem, com prejuízos na leitura e na escrita.
Uma fala saudável é fluente e disfluente. E esse movimento entre fluência e disfluência acompanha a todos em muitas situações e etapas da vida.
A criança, por exemplo, no início de aquisição da fala, apresenta muito mais disfluência. Situações de nervosismo e estresse também podem aumentar a disfluência.
Contudo, quando há um desequilíbrio nessa relação entre fluência e disfluência, falar pode significar um sofrimento e uma sensação de incompetência. Neste momento, configura-se na gagueira.
A gagueira, por ser um desequilíbrio, pode causar sérios problemas emocionais e sociais relacionados à fala. Por isso, o tratamento para a gagueira é fundamental. É por meio dele que a pessoa que gagueja conhecerá sua própria fala e encontrará modos menos sofridos para falar.